sexta-feira, 20 de julho de 2012


Teatro Grego: Continuação das Obras



  • As Fenícias: é uma tragédia grega, escrita por volta de 411 a.C. A peça conta a história da maldição da família de Édipo. Eurípedes dá uma versão alternativa à de Édipo Rei, onde Jocasta havia se suicidado ao saber ser mãe de Édipo, aqui, ela sobrevive e tenta conciliar os dois filhos homens, prestes a iniciarem uma sangrenta disputa pelo trono. É o lado feminino e maternal da história. A peça propõe um outro enfoque à saga de Édipo, escrita por Sófocles.



· As Troianas: é uma obra que retrata o final da guerra de Tróia a partir do feminino. Mostra o que ocorre com as prisioneiras troianas. Após a queda de Tróia, as mulheres são escravizadas e aguardam o embarque para os novos lares. Taltíbio, o arauto, anuncia que Polixena, filha de Hécuba, será sacrificada, e que seu neto Astiánax será morto; posteriormente, seu corpo é entregue a Hécuba. Helena, entre as cativas, tenta se reconciliar com Menelau enquanto espera o embarque.




  • Medeia: Foi uma mulher carregasa de amor  e ódio a um só tempo.Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira  e preseguida, ela se rebela contra todos, rejeitando tudo. Torna-se uma feiticeira que tomada pela raiva, mata seus filhos para vingar-se do marido. Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário