quarta-feira, 18 de julho de 2012



Teatro Grego: Obras 

Eurípedes foi um dos grandes autores trágicos de Atenas, tendo também Ésquilo e Sófocles. Este teve 95 peças, embora quatro delas provavelmente tenham sido escritas por Crítias, tendo também o maior número de peças trágicas da Grécia que chegaram até nós: dezoito no total. Hoje, é amplamente aceito que Rhesus, tida como a décima nona peça completa, possivelmente não seja de Eurípedes. Fragmentos, alguns substanciais, da maioria das outras peças também sobreviveram.
Principais Obras :

  • Os Heráclidas: É a primeira de duas peças de Eurípides que sobreviveram até nossos dias e abordam o tema da família do célebre herói da mitologia grega. Héracles é o nome do deus grego que passou para a mitologia romana com o nome de Hércules; e Heraclidas é o nome que designa todos os seus descendentes.

  • Hipólito: É marcada pelos sentimentos e atitudes extremas de seus personagens. A primeira versão do Hipólito conhecida através de fragmentos, causou escândalo e foi rejeitada pelo público ateniense,o Hipólito que chegou até nós, com 1466 versos, é a segunda versão. Esse segundo Hipólito foi representado em 428, pouco depois da morte de Péricles, e valeu a Eurípides o primeiro prêmio.Hipólito é a tragédia euripidiana que marca com maior intensidade tanto a moderação como o excesso nos sentimentos e atitudes dos personagens.


  • Medeia: Foi uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional.Torna-se uma feiticeira  que tomada pela raiva, mata seus filhos para vingar-se  do marido. Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos.



  • As Fenícias: é uma tragédia grega, escrita por volta de 411 a.C.A peça conta a história da maldição da família de Édipo. Eurípedes dá uma versão alternativa à de Édipo Rei, onde Jocasta havia se suicidado ao saber ser mãe de Édipo, aqui, ela sobrevive e tenta conciliar os dois filhos homens, prestes a iniciarem uma sangrenta disputa pelo trono. É o lado feminino e maternal da história.A peça propõe um outro enfoque à saga de Édipo, escrita por Sófocles.
  • As Troianas: é uma obra que retrata o final da guerra de Tróia a partir do feminino. Mostra o que ocorre com as prisioneiras troianas. Após a queda de Tróia, as mulheres são escravizadas e aguardam o embarque para os novos lares. Taltíbio, o arauto, anuncia que Polixena, filha de Hécuba, será sacrificada, e que seu neto Astiánax será morto; posteriormente, seu corpo é entregue a Hécuba. Helena, entre as cativas, tenta se reconciliar com Menelau enquanto espera o embarque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário